sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

TEO X ATEO



Apesar de me atrair mais a “força” Jedi dos filmes StarWars, do que um Deus todo poderoso, acho ridículo tanto a pregação de um crente fervoroso quanto de um ateu convicto. Sempre tive raiva dos religiosos que iam bater na porta das casas para pregar suas crenças, todavia de uns tempos pra cá os “sem religião” tem feito o mesmo, enaltecendo o seu “grau de superioridade” frente a que tem alguma crença. Iironicamente, exatamente o que fazem os religiosos. Os dois me parecem as pontas da ferradura, parecem tão longe, mas na verdade estão tão próximo.

Esbravejar algo que só faz diferença pra si mesmo, é idiotice. O que o outro pensa ou deixa de pensar não me interessa, os ateus acusam os crentes de acreditarem em algo que não existe, ou melhor, não se pode provar. Entretanto a recíproca é verdadeira.

A imagem que me vem na cabeça quando surge o debate “teo x ateo”, é um bando de barraqueiras se acusando.

E isso por quê? Porque tanto um quanto o outro não se pode provar, minha gente!!! Simples assim!

Eu sei que é sempre gostoso quebrar argumentos, agora, esbravejar: “EU ACREDITO QUE NÃO HÁ NADA PARA ACREDITAR” é tão ou mais ridículo quanto esbravejar que “HÁ”. Pois divulgar que alguma coisa existe é tolo, mas convenhamos, é aceitável. Mas uma divulgar que uma coisa não existe é burrice. Pois a maior virtude de um ateu é contentar-se em não crer em nada, isso basta para um VERDADEIRO ATEU, não é necessário para um verdadeiro ateu converter outros para o ateísmo. Para um crente não, faz parte da crença, arrebanhar outros para o seu lado, assim livrando-os do pecado (...essas coisas), por mais chato que isso seja para quem não acredita.

Não consigo diferenciar crentes e ateus, nas imagens e mensagens deixadas no Facebook, pra mim tudo soa mera “falta do que dizer”.

Vejam bem, não estou pregando em favor de nada, o que eu to querendo dizer é que, por exemplo, uma pessoa que não tem religião pelo fato de nunca conseguir crer em algo que não tem fundamentação comprovada. Logo, seguindo esse mesmo caminho lógico, essa pessoa não pode ser ateísta também.

É claro que alguns ateus poderiam dizer: “- Mas eu tenho o mesmo direto a liberdade de expressão, bla... bla... bla...”. É claro, entretanto não estamos discutindo o direito disso tudo, afinal estamos em uma democracia. O que está em jogo é a chatice da pregação, tão execrada pelos ateus e agnósticos, e que de um tempo pra cá passaram a fazer o mesmo!

Bom... para concluir: não me admira em nada se algum dia desses, eu encontrar alguma “igreja” ateísta por ai!

PS: Pronto, não falta mais nada http://igrejaateista.com.br/


Um comentário: